BEM VINDO - BIENVENIDO - WELCOME









sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

7o Dia de Viagem - Moquegua - Cusco - 800Km

 Opa, chegamos em Cusco as 18:30 (hora local), estamos sem internet no hotel atè amanha, estou usando o 3G e laptop emprestado o cara do hotel, portanto nao vou postar nada por enquanto, mas so pra avisar que estamos bem, hospedados e a Bia tb ja esta conosco.

 Teremos um descanso de 3 dias agora, ja fechamos os passeios para amanha, domingo e segunda, so comecaremos o caminho de volta na 2a feira.

Espero postar tudo amanha do meu netbook, pois hj o dia foi incrivel, so pra ter ideia ate gelo se formou na roupa enquanto atravessamos a cordilheira !!! punk ... depois conto mais.

obs. desculpe pela falta de acento nas palavras, esse laptop e estranho! rs

NOVO COMETÁRIO SOBRE O DIA:

Saímos de Moquegua as 04:00 (hora local) para enfrentar a travessia da cordilheira até Puno, sabíamos da distância de 270Km de Moquegua até Puno e dos mais 390Km de Puno até Cusco, porém aqui na região eles não falam em Km, mas sim em horas de viagem, por isso estávamos preocupados com tempo real para esse trajeto, já que falavam em 4h e 7h respectivamente.

Devido ao ocorrido no dia anterior, desistência por causa do frio, resolvemos sair do hotel já preparados, colocamos todas as nossas roupas (segunda pele, blusa, forro da jaqueta, luva extra e conjunto de chuva), pois sentimos na pele que é bem complicado parar no meio da cordilheira para colocar mais roupas, pois além do frio há a questão da altitude que torna difícil as tarefas mais simples.

Seguimos para a travessia e lá estavam curvas e mais curvas, muitas delas exageradamente fechadas (dava até  pra colocar rodinhas nas malas laterais para apoiar no chão!rs) e com isso consumiu muito tempo de viagem, segundo o GPS estávamos fazendo uma média de 56Km/h na primeira metade da travessia, depois que acabaram tantas curvas melhorou. Entretanto, quando estávamos na metade por volta de 4.700m de altitude veio o frio, uma neblina intensa, pouca visibilidade, congelando tudo. Formou gelo na bolha, nos braços e por tudo mais onde batia a água da neblina! Tivemos que parar algumas vezes para esquentar a mão no motor, pois as pontas dos dedos estavam congelando.  Claro que tirando a sensação de apreensão por essa situação pois sabe-se lá se vai piorar ou melhorar, tem o lado bom, me senti no topo do mundo, é incrível estar na parte mais alta da montanha e olhando pro horizonte a 360º tudo está abaixo de você! Rodando em meio “nuvens” que rodeiam a montanha.
 Enfim, passado esse trecho o clima melhorou, o sol saiu e surgiam a cada Km paisagens cada vez mais espetaculares e chegamos a Puno com 4h de viagem.  Chegando em Puno fomos surpreendidos pelo famoso lago Titicaca o qual avistamos do alto, gigantesco, show!
 A cidade de Puno apesar de ser grande é totalmente diferente do que estamos acostumados,  pois desde as casas mais simples as mais “ricas” nenhuma delas tem acabamento externo, o que se vê é uma cidade inteira de casas com tijolos a vista e ao circular nela a sensação é de estar em meio a uma grande favela, pois novamente é tudo muito simples e rústico, com ruas em mal estado e um trânsito caótico. Porém esse trânsito é de moto-taxi (aqueles triclícos) e de bicicletas-taxi, pra entender melhor parece que estamos na India (nunca estive lá, mas é que se vê em documentários na TV). Pra ter idéia, passamos no meio de uma feira de rua, o trânsito passa ali, alguns vendendo batatas, roupas, de tudo um pouco. Muito diferente de tudo que eu já vi!

 Saindo de Puno seguimos para Cusco e passamos por Juliaca, outra cidade grande mas no mesmo molde de Puno, inclusive a estrada passa no meio da cidade e tivemos que enfrentar mais uma vez o trânsito caótico. Ah, eles adoram buzinas e quase não há semáforos, coisa de louco, buzinaço o tempo todo e vale a lei do mais folgado.
Dalí em diante a estrada segue plana e com poucas curvas, tendo alguns trechos bem ruins. A paisagem só volta a ficar bonita próxima a Cusco, onde rodamos novamente entre montanhas e vales, porém diferente da aridez do deserto aqui a vegetação é exuberante. Fizemos esse trajeto em 6h, com algumas paradas para descanso. Chegando em Cusco foi outro carma, tivemos que enfrentar mais 11Km até o centro para chegar no hotel, novamente trânsito caótico.  O que nos ajudou foi que um policial de trânsito nos levou ao hotel, sendo que ele parou um táxi e ordenou que o levasse ao hotel, depois parou o trânsito para nossa entrada, praticamente uma escolta!rs ... não saiu de graça, um gorjetinha e blz.

Abs,

2 comentários:

Selma disse...

Olá queridos, fiquei feliz q estão bem, que aventura heim....continuem mandando noticias....bjs.

Fernando (costela) disse...

Fala boy... blz ? Não li todas as etapas da viagem, mas pelo jeito está sendo loka. Desejo sucesso a vc e a todos que estao nessa parada. Uma pena que vc vai perder o futbozo...Abraço!